sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Outra matéria minha que saiu no Jornal Nirvana

Esta é a da edição de fevereiro:

É tempo de planejar...

Após as festas de fim de ano, vamos colocando, aos poucos, a vida no lugar. Este finzinho de férias pode servir para uma reflexão sobre o ano que passou, o que deu certo e o que precisa ser melhorado na educação da criança. Ficamos satisfeitos com a escola? Se há alguma coisa pendente, é bom ter logo uma boa conversa com a nova professora, com a coordenação ou mesmo com a direção, dependendo do assunto. Aliás, o interesse pelo que a criança faz na escola e a participação em reuniões e festividades é importante no ano todo. A decisão de mudar de escola deve ser sempre bem pensada, pois em todos os lugares há prós e contras. Não existe “a” escola ideal, existe a escola que tem melhores condições para oferecer o que aquela criança em particular está precisando para se desenvolver plenamente, naquele momento de sua vida.
Na hora de escolher a nova escola, ou mesmo a primeira, os pais devem ter bem claro o que valorizam e o que pretendem. Família e escola devem ter princípios parecidos: conflitos confundem a criança.
Escolhida a escola, pode-se pensar no tempo livre da criança. Se ela apresentou dificuldades no ano anterior, é melhor ter logo um acompanhamento mais de perto, seja dos pais, seja de um professor particular. Deixar acumular matéria para só procurar ajuda um dia antes da prova é pouco produtivo. O melhor é mesmo garantir que a matéria está sendo entendida e as tarefas de casa estão sendo feitas, para se ter um ano tranquilo. Depois, é hora de pensar em outras atividades: uma outra língua, um esporte e/ou uma atividade artística como teatro, música ou desenho, que vão ampliar a forma de ver o mundo, melhorar a autoestima e o autoconhecimento. Essas atividades devem ser acima de tudo prazerosas e sem exageros, para que não se reproduza o estresse do mundo dos adultos. É fundamental que a criança tenha tempo para si, para brincar, para ser mais livre.
Tudo planejado, o ano que se inicia será de sucesso nos estudos, paz na família e felicidade para a criança!

________________________________________________________________

Nenhum comentário: